nav-left cat-right
cat-right

Como usar a borra de café em suas plantas

A oferta de borra de café no Starbucks.

Um dia desses vi na porta de uma filial do Starbucks saquinhos de borra de café oferecidas ao público para colocar em suas plantas. Me lembrei de perguntar à Marisa Lima como deve ser usada a borra e se ela realmente auxilia ao crescimento das plantas. Vamos à resposta:

A borra de café serve como fertilizante, mas não sem uma preparo prévio. Ela tem reserva de valores nutritivos mesmo depois de a semente ser torrada. Mas ao jogarmos a borra direto no solo, sem antes fazer uma compostagem (misturá-la a outros adubos orgânicos), ao invés de fertilizar ela roubará o nitrogênio do solo para se decompor.

Utilize a borra de café com outros fertilizantes naturais.

Para que isso não aconteça, misture esterco curtido ou lixo orgânico (cascas de legumes, de frutas, de ovos, restos de grama cortada, etc.) também seco ao sol e de preferência triturado. Deixe fermentar durante 60 dias, sempre revolvendo a mistura, até que tudo se decomponha e possa ser utilizado como adubo.

Visite o blog de Marisa Lima.

Related Posts with Thumbnails
Share

13 Respostas para “Como usar a borra de café em suas plantas”

  1. Alice
    Adorei saber disso, ja tinha ouvido falar sobre mas não sabia do “preparo”.
    Ja espalhei por ai!
    Bjo

  2. Rosa disse:

    Bom dia Maria Alice, visitei esta página e gostei muito da praticidade dela. Voce poderia me sugerir como faço para recuperar uma parede de pedras “granito” que foi pintada e agora eu quero deixá-la natural. Como remover a tinta? tem algum produto? Obrigada pela atençao.
    abraços
    Rosa

  3. Maria Alice disse:

    Olá Rosa, uma tinta que pegou sobre pedra pode dar muito trabalho para remover: tanto pode ter que ser utilizado um produto químico como um removedor quanto raspagem manual. Não vou saber te orientar corretamente, tente com alguma empresa que venda tintas.
    Abs!

  4. Maria Alice disse:

    Oi Ana, obrigada. Explicando direitinho é melhor, não é?
    Bjs!

  5. Shill disse:

    Eu utilizo a borra de café sempre que aparecem alguns bichinhos nas plantinhas que tenho em vaso… uso direto na terra…

  6. Rose Maria disse:

    Visitei a página á procura de informações sobre adubação para hortas domésticas e encontrei…gostei muito das informações.valeu!!!!!!vou colocar em prática…

  7. Maria Alice disse:

    Que bom Rose Maria, ficamos felizes em saber que ajudamos.
    Um abraço!

  8. pascoal terra disse:

    obrigado Deus abençoe , gostei muito de visitar este sait , aprendi , eu sempre coloco direto no solo , nas mudas de laranja e michirica , e de limão , agora vou deixar curtir no esterco de gado fika com Deus

  9. Maria Alice disse:

    Olá Pascoal, que bom que serviu para você.
    Abs!

  10. kelly gonçalves disse:

    adoooooooro limpar as plantas com borra de café deixa bem mais brilhantes sou muito nova mais vou me formar em jardinagem

  11. Elieth disse:

    Precisa deixar no sol depois de misturar? Durante os 60 dias?

  12. Marisa Lima disse:

    Elieth, não precisa ficar no sol o tempo todo não mas se puder é melhor.

  13. antonio paes disse:

    tenho uma coleção de anturios e tenho observado que algumas mudas movas as flores diminuiram de tamanho, isso pode ser o resultado de que grato,,,toninho