nav-left cat-right
cat-right

A arte de ser sustentável

Ação da Sustentarte na Mata Atlântica.

Gostei da proposta e do site da Sustentarte: uma ONG voltada para a criação de uma mentalidade de construção de um planeta sustentável que estabelece parcerias com escolas e empresas criando atividades que eduquem e esclareçam qual é este caminho – coisa difícil para quem não vive no meio, com certeza.

Conheci o trabalho na Casa Cor Rio deste ano, onde havia horta cultivada por grupos de crianças de escolas que marcaram visita ao espaço e fui visitar o site, que é bem feito e bonito. Entre os serviços para conscientizar os grupos interessados no assunto, a ONG oferece por exemplo “ações externas de responsabilidade sócio-ambiental“, que significa reflorestar áreas devastadas e “ações internas de sustentabilidade“, voltada para empresas, onde palestras sobre o tema são programadas.

Horta cultivada no projeto "Escola Floresta".

Há também projetos com escolas que visam principalmente os jovens, é claro: “escola floresta“, por exemplo, é um programa contínuo de educação ambiental florestal e “Mata Atlântica a casa de todos nós” é implantado em espaços privados, como condomínios ou clubes, ou públicos, como shoppings e eventos, objetivando aproximar a Mata Atlântica do universo urbano das crianças e jovens.

Pelo que vi e entendi, todas as atividades ainda estão bem no comecinho, apesar de já haverem muitos parceiros interessados e trabalhando em conjunto com a ONG. Ou seja: existe o interesse da população em saber mais e atuar de fato nas atividades ligadas à sustentabilidade, mas falta alguém mostrar o caminho. A Sustentarte é um belo exemplo de como há gente capacitada para criar esta trilha.

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário