nav-left cat-right
cat-right

The Modern Sybarite

Lambri na vertical e janelas com grades de ferro: tudo não passa de ilusão...

Um dos blogs que mais tenho curtido visitar e ler ultimamente é o “The Modern Sybarite“, que pode ser traduzido como “o sibarita moderno” – e pra quem não sabe o que é “sibarita” eu traduzo de novo: segundo Mestre Houaiss, significa “o que ou quem é dado aos prazeres físicos, à voluptuosidade e à indolência, a exemplo dos antigos habitantes de Síbaris que, muito ricos, tinham fama de cultivar esses hábitos“. Sacou? 

Deixando de lado esta belíssima introdução ultra cultural, vamos ao blog: seu editor, Richard Rabel, é uma pessoa ultra simpática, o que é muito fácil de perceber isso até via Twitter. Designer de interiores e consultor de arte super antenado com tudo o que é novo, Richard passeia dos lançamentos nos EUA, onde mora, até detalhes interessantíssimos e bem explorados de antiguidades, raridades, design e arte. É enfim a pessoa certa para se acompanhar se você quer conhecer coisas novas e curiosas e não apenas “a cor do ano” ou “as novidades da última mostra de decoração”. De minha parte, espero que, no futuro, nossos cursos de Design de Interiores se voltem para esta área cultural vastíssima que é a história dos interiores e seus componentes, e não apenas como se desenha uma planta baixa ou como se combinam cores…

Velhíssimo conjunto de belos azulejos em tons de cinza: trompe l'óeil moderno.

Mas este post está com imagens que “roubei” de meu amigo Richard (risos) pois me encantei com uma nota dele sobre papeis de parede que imitam trompe l’Óeil. A técnica francesa que imita paisagens, todos sabem, é das mais interessantes e bonitas e… dispendiosa para se executar, pois se exige um artista de verdade para compô-la. Logo, os papeis de parede que imprimem à perfeição paisagens que “enganam o olhar” são super bem vindos quando se deseja criar um ambiente clássico sem gastar muitíssimo.

Mas Richard destaca papeis de parede com trompe l’óeils diferentes, da NLXL: azulejos desgastados e tábuas de madeira mal conservadas (ou, bem conservadas) são o “carro chefe” de algumas das principais linhas da empresa e se destacam num mundo onde é complicado (e caro) aplicar este tipo de material com rapidez e economia, principalmente quando se fala em apartamentos. Para quem curte um ambiente de loft novaiorquino com direito até a madeira velha, mas sem querer “sujar” tudo ao redor, é ultra recomendado. Assim como todo o blog de Richard, claro!

Um belíssimo papel imita peças de concreto: um charme para muitos espaços.

PS 1: A cidade de grega de Síbaris ficava às margens do golfo de Taranto. Foi fundada em 720 a.C. e o intenso comércio intenso a tornou não apenas rica como também uma das mais importantes cidades da Magna Grécia.

PS2 : Um bocadinho de conhecimento neste post, viu? Isso, só tem por aqui…

Related Posts with Thumbnails
Share

Uma Resposta para “The Modern Sybarite

  1. […] design and decoration. Muito Obrigado (Thank you) Maria Alice for this unselfish and well-written feature on my work as a blogger, interior designer and art advisor. These are the type of surprises that make my […]

  2. Maria Alice disse:

    You´re just a gentleman, Richard! <3
    Regards...

Deixe um Comentário