nav-left cat-right
cat-right

Um outro lançamento: “Brasiliana” da Oca Brasil

Um dos padrões da linha "Tribal" da nova coleção "Brasiliana" da Oca Brasil.

Um dos padrões da linha “Tribal” da nova coleção “Brasiliana” da Oca Brasil.

Vocês sabem que, para além da Expo Revestir, neste início de ano muitas empresas lançam coleções de diversos materiais e/ou produtos em nossa área. A Oca Brasil, já tradicional fabricante de belos paineis para revestimento feitos a partir de matérias primas naturais, acaba de trazer ao mercado a chamada “Coleção Brasiliana“, com a colaboração da designer de superfícies Renata Rubim. Encontrei Renata na Revestir, onde “desvirtualizamos”, isto é, nos conhecemos pessoalmente, saindo do contato apenas via internet. Mas isso eu conto depois!

Um dos belíssimos padrões da linha "Colonial": baseada em azulejos portugueses.

Um dos belíssimos padrões da linha “Colonial”: baseada em azulejos portugueses.

A nova coleção da empresa baiana se inspira em três períodos da história de nosso país: Tribal, Colonial e Modernista. A ideia inicial foi a de trazer de volta a herança cultural acumulada em mais de 500 anos de design e de poética visual brasileira – no que foram muito bem sucedidos, penso eu.

 

Na linha "Modernista", geometria em alta!

Na linha “Modernista”, geometria em alta!

A linha “Tribal” apresenta lindos motivos étnicos geométricos, mostrando os visuais do período pré-colonização portuguesa, onde inúmeras tribos indígenas, cada uma com a sua cultura, dominavam o território nacional. A série apresenta três estampas diferentes super indicadas para espaços elegantes com um toque de descontração.

Também há espaço para as cores na nova coleção. Na imagem, padrão da linha "Modernista".

Também há espaço para as cores na nova coleção. Na imagem, padrão da linha “Modernista”.

Já a linha “Colonial” se refere ao tempo do Brasil colônia, quando a influência portuguesa ditava regras para toda a sociedade. Logo, a azulejaria portuguesa, com toda sua riqueza de detalhes, formas geométricas e orgânicas, é a grande inspiração.

 

E mais cor: dessa vez sobre um padrão da linha "Colonial".

E mais cor: dessa vez sobre um padrão da linha “Colonial”.

O movimento modernista serve de base para a terceira linha da nova coleção, a Modernista. A inspiração vem, entre outras personalidades, do trabalho de Burle Marx: as estampas são abstratas, com fortes traços do concretismo e do construtivismo. Formas que mudaram o jeito do mundo ver (e entender…) as artes plásticas.

Quase um ebanizado, o painel da linha "Tribal" surpreende pelas belas formas geométricas.

Quase um ebanizado, o painel da linha “Tribal” surpreende pelas belas formas geométricas.

Concebida dentro do tradicional formato dos ladrilhos portugueses – no tamanho 20 x 20 centímetros – a nova coleção é produzida em paineis de eucalipto (ou valchromat) usinado, e podem receber os mais diversos tratamentos de cor, como por exemplo a laca, em alto brilho ou fosca. Achei os padrões muito belos e bastante apropriados a diversas situações. Seja uma divisória para um hall de entrada, seja uma cabeceira num quarto de casal, seja revestindo toda uma parede – de preferência com importância no espaço – acho que o produto faz muito bonito!

***

Já que comentei, vejam minha foto com Renata Rubim no evento! Conversamos brevemente, mas foi muito bom tê-la por perto, com toda sua suavidade e tranquilidade. Espero uma próxima quando possamos trocar mais, viu Renata?

Related Posts with Thumbnails
Share

2 Respostas para “Um outro lançamento: “Brasiliana” da Oca Brasil”

  1. Renata Rubim disse:

    Obrigada pela linda matéria, Maria Alice! Beijo ☺️

  2. Maria Alice disse:

    O prazer é todo meu, Renata. Você tem um trabalho muito lindo. Parabéns!

Deixe um Comentário