nav-left cat-right
cat-right

É Natal – presentes de design

Olha, eu sofri pacas para fazer esse post de presentes de Natal de bom design, viu gente? Não sei se sou eu, se é o mundo, o que foi exatamente, mas a real realidade é que está difícil pra me agradar e para que eu ache graça em algo…  Tudo bem, vamos ver se consigo agradar a alguém, né? E dar aquela centelha de boa ideia a quem precisa e já está ótimo!

Para elas

De um modo geral as moças são mais fáceis de agradar. Eu disse de um modo geral, pois há moças, senhoras e senhoritas difíceis de se contentar com qualquer coisa… E confesso: eu NÃO faço parte desse time. Qualquer coisa me agrada, é sério!  Mas escolhi umas coisas bacaninhas, vamos ver:

Parece coisa de criança - e é! - mas elas a-do-ram - lápis e bloquinhos para colorir só delas: discretos e bem bonitos!

Parece coisa de criança – e é! – mas elas a-do-ram – lápis e bloquinhos para colorir só delas: discretos e bem bonitos!

Bom, sendo ou não arquiteta, designer, estilista ou “praticante” de qualquer profissão que precise usar lápis coloridinhos tenho certeza de que ela vai amar qualquer coisa de papelaria fina e chic – de preferência bem colorida! Esse estojo da francesa Caran D´Ache (edição especial para a inglesa Paul Smith) é simplesmente um sonho, mesmo para mim que, apesar de ser designer de interiores, não trabalho mais na área. Acho que eu iria carregar na bolsa para desenhar à toa nas viagens de taxi daqui pra ali, de cá para lá. Note que os lápis são lindos, sofisticados, parecem lapiseiras coloridas, e o bloquinho delicado, tem refil de folhas. Você certamente vai encontrar alternativas em papelarias finas por aqui mesmo. Procure e ache: ela vai amar!

Vasos de cristal, chinoiserie, algumas peças em prata ou em alumínio de ótimo design: presentes MUITO BEM escolhidos para a casa também têm seu lugar.

Vasos de cristal, chinoiserie, algumas peças em prata ou em alumínio de ótimo design: presentes MUITO BEM escolhidos para a casa também têm seu lugar.

Um lindo mimo para a casa – sim, estou falando de uma peça única para a casa dela. Mas não pense que você vai entrar na primeira loja de 1,99 (hein? ) e comprar qualquer coisa . Isso tem que ser estudado entre as boutiques de enxovais para noivas e até mesmo nas boas joalherias. Por exemplo, a imagem traz um belíssimo jarro de cristal, talhado de modo assimétrico, que é da Vista Alegre – tem loja em São Paulo. Trata-se da linha “Exótica” e só lojas desse tipo tem coisas assim, percebe?   A H. Stern Home é outra, e por aí vai. Tenha paciência e pesquise. Uma peça rara dessas, é encontrada, caçada e achada, nunca comprada na loja da esquina. Dá trabalho e por isso vale muito mais do que o valor monetário ou o quanto pesa. Ela vai ficar feliz. Creia-me.

Os lenços e echarpes da francesa Hermès são referência quando se fala nesse tipo de adorno.

Uma das coisas mais charmosas que uma mulher pode usar é uma echarpe. Se a sua usa, que bom. Se não, que tal apresentá-la à ‘novidade’? Echarpes ou lenços ficam lindos se usados no pescoço no inverno, ou mesmo no verão, segurando os cabelos ao vento, próximo ao mar – em quem nunca viu alguma diva do cinema usando uma? – Enfim, se você for presenteá-la desta forma uma há ótimas marcas nacionais que as oferecem, em seda ou em tecidos finos elegantes. Cuidado com a estampa, pois é bem difícil acertar no gosto pessoal, mas se for comprar uma em apenas uma cor, é bacana comprar um par, combinando dois tons – fica elegante. Eu adoro!

"Less" é um dos menores e mals belos modelos da Lumini no momento.

Less” é um dos menores e mais belos modelos da Lumini no momento.

Pra terminar, que tal “iluminar” um pouco sua vida (a dela, claro)? Há tantos, mas tantos modelos de luminárias que qualquer um pode se perder mesmo quando procura algo para si mesmo…  Mas se ela for amante da leitura, ou tiver uma mesa de trabalho, vai amar receber uma peça bem pequenina, com luz pontual, que possa ficar dirigida ao livro que lê ou ao teclado que usa. Escolhi como exemplo esta belezinha da Lumini, que tem no acabamento da moda, o cobre. Mas há tanta coisa boa e bonita por aí, que não vai ser difícil encontrar algo que você perceba que ela vai gostar!

Para eles

Sabe que eu acho mais fácil presenteá-los? Se não for um homem pra lá de chato e que tem tudo o que quer, é mais simples sim!

Super útil e bastante elegante: o porta vinhos da Riva chama a atenção de muitos.

Super útil e bastante elegante: o porta vinhos da Riva chama a atenção de muitos.

Pra começar, aqui mesmo na boutique da Riva eu achei esse elegante suporte para vinhos que encanta qualquer cristão, pagão, mouro, judeu, enfim… Basta gostar de vinho – ou ao menos ter por hábito servir vinho para alguém… – que tem seu espaço em um belo bar. #FicaDica para quem gosta de presentear com utilidade e beleza (e não apenas homens, né?).

O modelo mais comum, em napa.

O modelo mais comum, em napa.

Totalmente diferente, este modelo de necessàire foi feito na Austrália.

Totalmente diferente, este modelo de necessàire foi feito na Austrália.

Sendo mais pessoal, você pode optar por uma necessàire – homens elegantes sempre têm a sua. É escova, pasta de dentes, espelhinho, pente, lixa de unhas, pinça e mais mil coisas que surgem para se carregar na pasta ou na mochila, que vale a pena ter uma. Pode ser de lona, até reciclada, de couro, couro reconstituído, napa, você decide. Se você vai presenteá-lo com uma vazia – ou seja, só a necessàire – ou completa – com todos os acessórios – é escolha sua. Há um modelo básico que todo mundo segue, mas se você encontrar um design alternativo e bonito como eu coloquei na imagem, não deixe de aproveitar!

Olha como ficam elegantes as abotoaduras de concreto!

Olha como ficam elegantes as abotoaduras feita com concreto!

E o concreto está em alta, né gente? Que tal surpreendê-lo com um acessório super delicado tal como… abotoaduras feitas com concreto? Aqui no Brasil não são simples de se encontrar, mas lá fora já há muitas, é fácil de comprar via internet. #FicaDica principalmente se ele for um elegante arquiteto ou engenheiro que vive de terno!

O relógio de mesa negro chama-se "Cube Click Clock" e você encontra na Amazon...

O relógio de mesa negro chama-se “Cube Click Clock” e você encontra na Amazon

 

… Já o mais tradicional é o “Tumbler Alarm Clock“, design de Dorm Architects, disponível na Menu Design Shop.

A mesa de trabalho de um homem é sempre algo muito bem estudado por ele – e eles só gostam de colocar ali o que é realmente de seu gosto pessoal! Um relógio de mesa como este pode ser uma grande tacada – se ele gostar, obviamente. O cubo negro minimalista, apenas com os dígitos aparecendo, pode ser bastante sedutor, mas se ele curtir algo mais clássico, tente o da imagem de baixo, super clássico e elegante também.

Livros – “dica plus”, de ouro, de sempre para homens e mulheres – como falamos para um público mais ligado à arte, arquitetura, decoração e design, vou dar duas dicas dessas áreas que achei super boas, ok? E são unissex o que é melhor.

Arquitetura Moderna Carioca 1937-1969

Edward Hopper Masterpieces
Rosalind Ormiston

é de Lauro Cavalcanti, arquiteto, antropólogo e escritor, com diversos livros sobre arquitetura, estética e sociedade, diretor do Paço Imperial e professor da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). Ou seja: alguém que sabe muito bem sobre o que fala. Para completar, o livro conta com imagens do (também arquiteto) e craque de fotos na área, Cristiano Mascaro. Imperdível! Uma coletânea com as maravilhas do artista plástico, muitas vezes classificado como “realista imaginativo”, que retratou a solidão urbana e a estagnação do homem causando grande impacto psicológico. A obra de Hopper sofreu forte influência dos estudos psicológicos de Freud e da teoria intuicionista de Bergson, que buscavam uma compreensão subjetiva do homem e de seus problemas. O tema das pinturas de Hopper são desertas paisagens urbanas, melancólicas e iluminadas por uma estranha luz, mantendo certa semelhança com a pintura metafísica.
Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário