nav-left cat-right
cat-right

As lindas bandejas artesanais de Flavia del Pra

Algumas das belíssimas bandejas de Flávia del Pra.

Algumas das belíssimas bandejas de Flávia del Pra.

Tem coisas que eu não quero terminar o ano sem falar aqui no blog.  São coisas que, para mim, foram importantes, que importaram meeesmo, que me marcaram de um modo ou de outro e que eu não quero deixar virar o ano sem falar delas por aqui. Ora, “coisas são coisas”, mas elas têm um significado qualquer na mente da gente e, se tá dando vontade de falar, é melhor fazê-lo, né?  E tem umas poucas que já deveriam ter sido publicadas aqui que, por um motivo ou outro não o foram, e que, no meio de minhas sandices e correrias, estão saindo agora. Outras eu deixei para depois, mas estas estão saindo agora, no apagar das luzes de 2016. Vamos a uma delas? “Va-mos!” Aqui temos as lindas bandejas de Flavia del Pra

Botinhas de cerâmica: um mimo dos mais antigos da produção de Flavia de que eu mais gosto.

Botinhas de cerâmica: um mimo dos mais antigos da produção de Flavia.

Talvez você não conheça Flavia, nem saiba nada dela, talvez você a conheça, goste e curta tudo que ela faz e já está sabendo de tudo isso que vou mostrar. Bem, pelo sim pelo não aqui vai meu post. Conheci o trabalho de Flavia há muito tempo, quando ela fazia suas lindas luminárias de “pescoço longo”, modernas moringuinhas com base toda decorada e cúpula também. Flavia tem aquele dom que é tão difícil de ter que é saber equilibrar cor e estampa, “tudo-junto-ao-mesmo-tempo-agora”, isto é, ela consegue fazer um mix de estampas sem que fique nada estranho, esquisito ou ‘over‘. Sempre fui apaixonadíssima por tudo que ela criava e mostrava – e muitas dessas coisas eram comercializadas no exterior…  – e a estrela subia…

As luminárias correram mundo, com justa razão: bonitas, coloridas, totalmente artesanais, exclusivíssimas e um charme!

As luminárias correram mundo, com justa razão: bonitas, coloridas, totalmente artesanais, exclusivíssimas e um charme!

Até que, neste ano, eis que Flavia surge com uma proposta diferente. Em cerâmica sim – seu suporte sempre foi a cerâmica, ainda que lidasse com pintura em azulejos e estamparia – mas algo mais refinado, mais com cara de “coisa de fábrica”, “coisa de loja”, distante de sua proposta de artesã, do feito a mão, do improviso bonito e bem acabado que sempre caracterizou suas peças. Na verdade eu gostei e repeli as bandejas que vi. Se por um lado eram lindas peças que mais pareciam saídas de uma super máquina que combinava perfeitamente placas de cerâmica com um metal dourado como detalhe e acabamento lindíssimo, eu procurava por Flavia, pelas mãos de Flavia, onde estariam?

A nova coleção de bandejas de Flávia é das mais bonitas. Clique para ver maior.

A nova coleção de bandejas de Flávia é das mais bonitas. Clique para ver maior.

E foi então que percebi que a própria concepção das bandejas passava por ela. As cores, os tamanhos, a delicadeza das composições, tudo tinha a ver com ela mesmo. Tratava-se de nada mais nada menos de um novo e belíssimo trabalho onde as placas cerâmicas foram montadas sobre uma base de alumínio com um lindo banho de cobre. O tampo em cerâmica É feito a mão, com as lindas estampas de Flavia, que se misturam e podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, ou seja: misture e combine!

Retangulares e quadradas, elas ficam lindas para serviço à americana ou à europeia. Clique para ver maior.

Retangulares e quadradas, elas ficam lindas para serviço à americana ou à francesa. Clique para ver maior.

Disponíveis em alguns tamanhos e formatos, elas foram lançadas no início deste ano no Salão do Móvel de Milão pela marca espanhola Gan e o nome da coleção não poderia ser outro: “Mix & Mach” (“misture e combine”, em português). Há preto com cinza, se você desejar algo mais neutro, tons de vermelho e rosa. Azul, para criar um contraponto aos demais tons, enfim, é muita coisa bonita mesmo! E aí que fiquei “namorando” as peças e vendo quando seria melhor para fazer o tal post contando a novidade. Demorei, demorei, e finalmente parei para escrever sobre essa maravilha, a poucos dias de terminar o ano, pagando a promessa que me fiz: afinal de contas as mais difíceis são essas: as feitas internamente.

Nota Importante: no site de Flavia há uma entrevista imperdível onde ela conta toda a verdadeira “epopeia” que foi a vida dela até o momento. A vida de ninguém é simples e eu adorei a forma muito corajosa como ela se mostrou. Não é qualquer pessoa que se mostra dessa forma para o mundo, ainda mais se tem algum sucesso. Parabéns, Flavia, fiquei ainda mais fã de você! 

 

E para completar…
Desejo um

FELIZ NATAL A TODOS!!!

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário