nav-left cat-right
cat-right

Os lindos vasos da Guaxs

A beleza e o bom gosto das peças da Guaxs.

A beleza e o bom gosto das peças da Guaxs.

São de luxo e são criados na Alemanha, o que não é muito comum para objetos em vidro ou cristal, mas são tão lindos, bem desenhados e concebidos que eu não resisti em exibí-los por aqui: falo dos belíssimos vasos e outros objetos da Guaxs que conheci por aí em minhas “andanças internéticas” atrás de coisas bonitas de decoração e design.

O exclusivo trabalho com o vidro da Guaxs faz surgir texturas e tramas bastante incomuns. Clique para ver maior.

O exclusivo trabalho com o vidro da Guaxs faz surgir texturas e tramas bastante incomuns. Clique para ver maior.

Segundo Annette e Anselm Schaugg, fundadores da empresa, a ideia básica é a de criar objetos escultóricos que mudem a atmosfera de um espaço e que tenham um real efeito sobre as pessoas ao redor. “Nós atraímos nossa inspiração a partir de formas de natureza e artefatos culturais, sempre influenciados pela experiência pessoal reunida em viagens, intuição e observação, declaram. As peças são feitas com materiais autênticos, sustentáveis, fabricados à mão seguindo o conhecimento prático e técnicas de artesanato desenvolvidas ao longo de séculos. Ou seja, apesar de ser uma fábrica, eles não deixaram a face do artesão de lado.

Vasos "Patara" ambientados: um clássico da empresa.

Vasos “Patara” ambientados: um clássico da empresa.

Em algumas linhas e peças dá para perceber de forma mais evidente a ligação entre a forma escultural e texturas mais artesanais. Mais especificamente em peças onde há matizes de cor esses aspectos ficam mais evidentes e isso permite que eles se integrem bem em qualquer decoração. São objetos realmente muito bonitos, especiais e mágicos ao mesmo tempo, mas eu sou suspeita para falar pois adoro peças em vidro e cristal…

Lançadas este ano, novas luminárias de mesa da Guaxs no tom "Indigo blown" com base em nogueira.

Lançadas este ano, novas luminárias de mesa da Guaxs no tom “Indigo blown” com base em nogueira.

O que achei mais fantástico é que eles não aparentam ser simplesmente vidro e pronto: muitas das peças parecem ser mil coisas, da madeira ao plástico, da borracha à cerâmica. Ou seja: são as técnicas utilizadas sobre o vidro que dão o aspecto e a aparência diferente do material, e isso eu só vi lá, até agora. Mas eles também produzem peças com metal, madeira e pedras, com um primor e um bom gosto incrível, mas vamos separar: vidro tratado de forma a se parecer com madeira é algo novo e sensacional e madeira bem trabalhada com carinha de madeira e vendida como tal é algo bonito e pronto, se encontra em qualquer parte. E, é claro, na hora de adquirir a peça, você há de perguntar se é feita de madeira ou se é feita de vidro, com cara de madeira…

Peças em pedra, madeira e metal da Guaxs.

Peças em pedra, madeira e metal da Guaxs.

Além disso a empresa tem vários e bons canais de distribuição através das grandes fabricantes de mobiliário de design italiano: para ambientar espaços em fotos publicitárias e eventos onde grandes empresas como a Flou, Poliform, Molteni, Lema, etc. estão presentes, a Guaxs cede suas lindas peças e vai aparecendo (bem) aqui e ali. E logo seus produtos vão sendo notadas e encomendadas… Ótima estratégia, não? Mas não a única, nem mesmo a principal, pois eles têm presença garantida na Maison & Objet, na feira de Frankfurt, nos Saloni di Milano, é claro… Realmente, um destaque!

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário