nav-left cat-right
cat-right

Decoração flexível com as peças de Ivone Rigobello

Detalhe de tapete estampado à mão, sob encomenda, sobre lona de caminhão, também pode ser utilizado como tapeçaria de parede.

Detalhe de tapete estampado à mão, sob encomenda, sobre lona de caminhão, também pode ser utilizado como tapeçaria de parede.

Clique para ver maior.

Clique para ver maior.

Minha querida amiga, designer de superfícies premiada e artesã super criativa, Ivone Rigobello está sempre aqui pelo blog com suas lindas criações. Para quem ainda não a conhece, apresento: Ivone tem atelier próprio de pesquisa, criação e produção de estampas exclusivas para decoração e moda desde 1990, produz peças para lojistas do Brasil e do exterior, participa de diversos eventos, além de dedicar-se ao ensino de seu belo ofício a leigos – e a nem tão leigos assim. No ano passado, por exemplo, coordenou, sob curadoria de Renato Imbroisi – consultor nacional e internacional de design de artesanato – cursos de estamparia manual direcionados a comunidades que necessitavam criar identidade e gerar renda com sustentabilidade. Bacana, não?  E para completar, Ivone está sempre criando novidade e me surpreendendo, o que é melhor de tudo!

Ivone e uma de suas maravilhas.

Ivone e uma de suas maravilhas.

Ela me ajudou a escrever este post sobre como as peças que ela cria podem ser utilizadas na sua casa de forma polivalente: ou seja, um jogo americano, não precisa ser um jogo americano eternamente. Sim, você pode usar a sua criatividade e utilizá-lo de outras formas. Isso é importante saber para que a gente se acostume a exercitar o olhar para tudo que tiver em casa: uma boa decoração é flexível e admite modificações de função e posicionamento a todo instante, de modo que você obtenha com novas configurações de móveis, objetos e acessórios uma “cara renovada” de tempos em tempos – o que todo mundo quer. E o que é melhor: com baixo custo! Acompanhe!

Capachos


Verdadeiros ‘carros chefe’ no portfólio de Ivone, os capachos feitos em sisal há muitos anos encomendados por gente de todo o país, podem muito bem recobrir paredes inteiras formando painéis rústicos diferentes e bem exclusivos. Tanto você pode encomendar a Ivone uma série de capachos de mesmo motivo e cor, quanto misturá-los fazendo um mosaico. Da mesma forma, meias paredes e cabeceiras de cama podem ser montadas com eles. O cuidado a se tomar é saber as medidas envolvidas para que não haja necessidade de cortar nenhuma peça, prejudicando o acabamento com que eles chegam à sua casa, e pensar em como vai ser a fixação. Por serem um tanto “pesados”, o melhor é a fixação com pregos sem cabeça, sem esquecer de um riscado básico na parede para que não se perca o alinhamento. Gostou da ideia? É por aí que a gente vai criando e inovando!

Jogos Americanos

Alguns padrões dos novos jogos americanos redondos. Clique para ver maior.

Alguns padrões dos novos jogos americanos redondos. Clique para ver maior.

Bem, agora Ivone oferece duas linhas de jogos americanos: os redondos e os retangulares. Os redondinhos são lançamento recentíssimo e eu ainda preciso apresentá-los a vocês como novidade per se, isto é, funcionando como jogos americanos mesmo! Uma ótima sacada de Ivone que não deixa de criar novos produtos como novas estampas que sempre ficam ótimas!

Com eles eu nem pensei ainda o que criar… O formato circular proporciona tantas alternativas em casa que nem sei: desde a produção de pequenas obras de arte emolduradas na sala – e ninguém vai descobrir que aquela “tela” é, na verdade, uma estamparia fina de uma designer paulista – até grandes toalhas de mesa – se você tiver uma mesa para usá-la e curtir o estilo, por que não? Da mesma forma que disse antes, você pode encomendar um mesmo padrão à Ivone ou fazer um mosaico de cores e designs.

Algumas cores e estampas dos Jogos Americanos em lona reciclada de Ivone: uma antiga paixão pessoal desta blogueira!

Algumas cores e estampas dos Jogos Americanos em lona reciclada de Ivone: uma antiga paixão pessoal desta blogueira!

Já os jogos retangulares há muito eu os “namoro” para emoldurar e apresentar como uma pequena galeria de belezas têxteis sem a menor dúvida! São lindos e ficam ótimos, do hall de entrada à circulação interna, passando pelo estar e pelo jantar sem nenhum problema! Mas também os usaria como pano de bandeja, como auxiliares de mesa posta, e até como mouse pad de tão bonitos e práticos que são! Aos poucos a gente vai descobrindo o lugar…

Painéis de parede

Painel de parede em tamanho especial: tapeçaria exclusiva. Clique para ver maior.

Painel de parede em tamanho especial: tapeçaria exclusiva. Clique para ver maior.

Os painéis de parede de Ivone já nascem prontos para a decoração, é claro. Mas além da função a que se destinam – de decorar paredes – a gente vai ver que eles também podem ser utilizados de outras formas. Agora, em sua “missão principal”, digamos assim, há os verticais – que fazem bonito em halls de entrada e em fins de corredores, por exemplo – e os horizontais – que ficam ótimos como peça da parede principal da sala, sobre o sofá, no quarto, guarnecendo a cabeceira da cama, entre outros. Mas você pode trabalhar um vertical em um canto de lavabo, em um jardim de inverno e numa copa, quem sabe? Os horizontais, quando colocados uns sobre outros, em três ou quatro peças por exemplo, podem compor uma parede inteira! Só não se esqueça de fixar uma pequena peça de madeira nas pontas deles para que fiquem o mais esticados possível e para fixar nas paredes.

Dupla de painéis de parede em tons terrosos. Observe as estampas. Clique para ver maior.

Dupla de painéis de parede em tons terrosos. Observe as estampas. Clique para ver maior.

Agora, eles me lembram bons caminhos de mesa ou compondo a decoração sobre aparadores compridos que a gente usa em vários lugares da casa. Também podem ser utilizados como jogos americanos duplos, que estão em super alta. Experimente usá-los em cima de uma mesa montada para um jantar de quatro pessoas e veja como ficam bem!

O painel vertical "Plantação" e um deles utilizado sobre uma mesa! Clique para ver maior.

O painel vertical “Plantação” e um deles utilizado sobre uma mesa! Clique para ver maior.

Da parede à mesa, da mesa ao sofá e às poltronas: eles também são excelentes para adornar estofados que “pedem” um complemento colorido em tecido: você poderia usar um xale ou uma manta, mas vai aproveitar um dos painéis de lona pintados à mão por Ivone e perceber que lindeza que ficam!

Outras peças da linha casa: pufes e almofadas. Clique para ver maior.

Outras peças da linha casa: pufes e almofadas. Clique para ver maior.

E, é claro, Ivone não para por aí. Na sua linha casa há pufes, capas para almofadas e rolinhos, e o que você imaginar em tecido para completar sua decoração. É possível encomendar peças exclusivas: de colchas a capas de travesseiros, de toalhas de mesa a tapetes, o que você desejar e do jeito que imaginar, Ivone faz com exclusividade para sua casa. Claro que é bom ir pensando em uma ideia boa de cores e estampas – que você pode escolher dentre as que vê em seu site ou página no Facebook – de modo que o conjunto resulte harmonioso e bonito. Mas lembre-se: uma criativa como ela, vai ter sempre uma ideia nova a propor.

Notas e Notícias sobre Ivone Rigobello: 1 – não deixe de conhecer também a linha pessoal de produtos de Ivone. O destaque agora são as ecobags, bolsas, sacolas, nécessaires e bolsinhas de mão, magnificamente pintadas pela artesã/designer. Tudo feito sobre lona de caminhão reciclada. Mas a base pode variar, como vocês viram: sisal, algodão, lona, veludo, sobre qualquer tipo de tecido, tudo é possível para Ivone, basta imaginar!

Lançando a sacola de alças compridas, mais as estilosas ecobags e carteiras, porta níqueis e até porta cartões da linha pessoal de Ivone Rigobello.

Lançando a sacola de alças compridas, mais as estilosas ecobags e carteiras, porta níqueis e até porta cartões da linha pessoal de Ivone Rigobello.

2 – Ivone estará em Salvador, na Bahia, no próximo dia 12/08, sábado, no Workshop de Estamparia AutoralAfricanidade‘ no Atelier da Alma no bairro da Pituba: corra que ainda há vagas!

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário