nav-left cat-right
cat-right

Bebel Franco: uma artista da beleza

Pinturas, o início de tudo. Observe as cores e seus contrastes.

Pinturas, o início de tudo.

Observe as cores e seus contrastes. Acrílica Sobre Tela 7. Clique para ver maior.

Observe as cores e seus contrastes.
“Acrílica Sobre Tela 7”. Clique para ver maior.

” (…)Bebel trabalha com sobras de lixo, tecidos antigos e objetos de plástico, restos de memória e decalques de livros didáticos de sua infância. O que faz é uma colcha de retalhos com os fragmentos de memória e materiais que encontra no dia a dia.
Gosta de explicitar os contrastes presentes em todas as coisas.(…) “

Da coleção de mesmo nome a estampa "Kilim Amarelo" mostra toda a facilidade com o uso do alto contraste de cores e das formas por Bebel Franco: disponível em tecido para decoração e papel de parede.

Da coleção de mesmo nome a estampa “Kilim Amarelo” mostra toda a facilidade com o uso do alto contraste de cores e das formas por Bebel Franco: disponível em tecido para decoração e papel de parede.

Vocês sabem que eu adoro estampas: e o que seria do design sem uma bela de uma estampa, hein? Existem peças até “bonitinhas” que são valorizadas por belas estampas, é verdade. Atualmente o design de superfícies saiu de seu “segundo plano” para mostrar-se como é: um design de ponta, que vende, que valoriza um tanto, que produz, que torna uma simples caixa, bola, cubo – ou mesmo uma forma linda – em uma peça que ninguém quer se desfazer… Então me diz: como é que eu não ia gostar do trabalho de Bebel Franco?

” (…) O que parece, enfim, fazer é um inventário do acúmulo de coisas e situações que vive. Como se duvidasse da perenidade das coisas, ela fixa na tela os objetos e situações. Algumas vezes, duvidando da concretude da pintura, recorre à palavra, nomeando as imagens que surgem.


Como se sua pintura fosse um dicionário de coisas e situações.(…)”

A almofada "Vintage" com estampa de flores e pássaros e verso em listras ou elos: só um exemplo do universo de estampas para este item básico de decoração de Bebel Franco.

A almofada “Vintage” com estampa de flores e pássaros e verso em listras ou elos: só um exemplo do universo de estampas para este item básico de decoração de Bebel Franco.

Carioca e artista plástica, Bebel foi tomar uns ares na França onde formou-se em moda no famoso Studio Berçot em Paris. É especialista em cores, o que é fácil perceber por seu trabalho impecável que não se perde em combinações óbvias. O feminino é sua praia e por isso nos encanta tanto. Em 2010 trabalhou a convite na equipe do (querido, pois sou fã) Fernando Jaeger, transformando seus quadros em estampas para revestir os seus (dele) móveis. E esta experiência lhe deu (a ela) muitas novas perspectivas. Daí, apaixonou-se pelo ofício e não parou com a criação de padronagens para marcas tão diversas quanto o Atelier Lá na Ladeira, a Papel Craft, a H.Stern Home, a Bali Blue, a Stickeria e a Tok & Stok. E desde 2012, a convite da norte americana Macy’s, está presente na rede líder de lojas de departamento na América. Ufa! Não é pouco, hein Bebel?

Toalha de mesa, sombrinha e canga: itens menos óbvios que com as estampas de Bebel ganham novo fôlego. Na loja virtual da designer e artista plástica.

Toalha de mesa, sombrinha e canga: itens menos óbvios que com as estampas de Bebel ganham novo fôlego. Na loja virtual da designer e artista plástica. Clique para ver maior.

Bebel tem um site onde mostra seu trabalho e conta sua história desde o princípio, desde antes de França. Tem também o site da lojinha virtual onde agora dá seus primeiros passos na lida virtual de mostrar sua cara e sua linda produção própria aplicada sobre variados suportes, da almofada a canga, da sombrinha ao papel de parede. A linha infantil está sendo lançada agorinha e me chamou muito a atenção em seu Instagram. Ainda está estruturando sua página no Facebook e mais de divulgação virtual além de aparecer aqui e ali junto as marcas com quem já trabalha. É um florescer muito bonito que vai crescendo.

"Família" e "Cidade Colorida": apenas duas novas estampas de Bebel para o segmento infantil, que está apenas começando. Clique para ver maior.

Família” e “Cidade Colorida“: apenas duas novas estampas de Bebel para o segmento infantil, que está apenas começando. Clique para ver maior.

Conversei um pouquinho com Bebel há umas semanas e desde então passeei muito por seus sites para aproveitar toda a beleza e as novidades que vi por lá. Deu para perceber um bocado de seu lado “obsessivo e detalhista” – ainda mais que eu também tenho esses “defeitos” que, sob determinados ângulos, podem ser vistos como qualidades…  Deu para perceber também sua enorme criatividade, bom gosto, delicadeza e paixão pelo trabalho com estampas. O ponto certo do uso das cores fortes e dos contrastes que resultam em designs cheios de alegria. Tudo isso sem abandonar a pintura, que foi onde tudo começou, e com a mente e o coração abertos para novas possibilidades sempre!

“(…)Eu tenho o dom da cor, ela diz. As cores me são dadas. (…)

Ao abrir mão do inventário das coisas, ao descansar da tarefa de fixar o mundo na tela, Bebel se entrega às estampas. Como uma ação que afirma o vazio da ação, suas estampas desfilam cores e formas, como o tempo desenha coisas no corpo. Aqui, Bebel simplesmente pinta as cores que recebe de presente. Para nosso deleite.”

Trechos do texto “As cores de Bebel são francas” de 2007, de autoria de Viviane Mosé, mestre e doutora em filosofia de quem sou fã! – leia o texto inteiro aqui, é belíssimo!

Sem medo de ousar e com alto controle sobre os resultados, Bebel Franco se destaca com suas lindas estampas.

Sem medo de ousar e com alto controle sobre os resultados, Bebel Franco se destaca com suas lindas estampas.

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário