nav-left cat-right
cat-right

Os maravilhosos tecidos da Sicis

A perfeição dos mosaicos da Sicis em forma de tecidos: veja toda a beleza de "Athena" na cor bronze.

A perfeição dos mosaicos da Sicis em forma de tecidos: veja toda a beleza de “Athena” na cor bronze.

Uma das empresas de excelência no cenário mundial da área de produtos para interiores e arquitetura, a Sicis produz há mais de 30 anos mosaicos que são verdadeiras maravilhas. A história começa simples, em fins da década de 80 quando o italiano Maurizio Placuzzi conhece as técnicas de fabricação dos antigos mosaicos romanos. Logo depois instala sua fábrica em Ravenna, cidade onde se respira a tradição da arte e da ciência do mosaico. O crescimento veio de forma rápida devido à excelência na concepção e na fabricação de mosaicos e é potencializado  em 1990 quando o empresário Placuzzi descobre o micromosaico em Roma, que logo se torna outro diferencial da empresa. Em 1993 a empresa abre seu ‘Studio Vetro‘ em Murano (Veneza), de modo a estudar e desenvolver a fórmula certa – ou, pelo menos, uma das fórmulas mais belas e acertadas – dos mosaicos em vidro, e desde então produz e exporta para todo o mundo, principalmente para o Oriente Médio onde a procura por mosaicos de grande complexidade é constante.

Aqui você vê "Bolis" na cor Gold...

Aqui você vê “Bolis” na cor ‘Gold‘…

... e "Adamant" em "Silver"

… e “Adamant” no tom ‘Silver‘.

Utilizados apenas em ambientes de altíssimo luxo, seus mosaicos são considerados verdadeiras obras primas e os trabalhos da empresa são tidos como um dos poucos que conseguem atingir um grau “acima da média”, neste que é um mundo onde poucos podem ser apontados deste modo. E eles não ficam por aí e estão sempre pesquisando uma melhor forma de fazer, uma novidade, um jeito novo, mais bonito, mais interessante de produzir. E agora, mais uma vez, saíram completamente de sua linha original de trabalho e foram desbravar “terras novas”: dando uma guinada sensacional, a Sicis apostou forte e pesado na área de têxteis, e lançou tecidos para decoração Quando soube, além de curiosíssima, fiquei imaginando que caminhos, que linhas de trabalho eles tomariam…  Foi fácil: a exemplo de seu talento em montar intrincados paineis com tesselas de vidro, mármore ou pedras finíssimas, estreitíssimas, ultra pequenas, partiram para a criar verdadeiros mosaicos nos tecidos. O resultado é impressionantemente belo, ainda que a utilização também fique restrita ao altíssimo luxo. Nesse post dá para ter uma visão do que é este trabalho totalmente exclusivo e também do nível de diferenciação que a empresa atingiu ao criar verdadeiras joias, desta vez em tecidos de luxo.

O 'mosaico' de passarinhos "Maple" na cor verde...

O ‘mosaico’ de passarinhos “Maple” na cor verde…

... e revestindo uma poltrona na cor Black

… e revestindo uma poltrona na cor ‘Black‘.

É preciso dizer que esta não é a primeira vez que a empresa busca novos nichos no mercado da decoração e dos interiores: já existem outras linhas de produtos, que não os mosaicos, sendo fabricadas dentro da empresa, mas nada com o mesmo sucesso e reconhecimento dos revestimentos – talvez apenas as joias de trabalho similar aos micro mosaicos tenham encontrado sucesso semelhante. Deste modo, a empresa explica na apresentação de sua nova linha têxtil que procura introduzir o tema “mosaico” em preciosos e exclusivos têxteis e que algumas de suas icônicas coleções foram “traduzidas” por competentes artesãos dessa área, de modo que se obtenha – em forma de tecidos – o que já eles já oferecem em forma de revestimento. Segundo a marca “a dificuldade da tarefa é a de tornar visíveis os padrões criados nas tesselas, sem achatá-las e superar a riqueza do mosaico em material têxtil, devido a diferença da velocidade do tear” (tradução livre)

O revestimento batizado "Nabuk" revestindo comoda.

O revestimento batizado “Nabuk” na cor ‘camelo’ revestindo cômoda.

E o lindo velulo "Glauco" na cor cobre.

… e o lindo veludo “Glauco” na cor cobre.

Além de tudo isso, uma empresa como a Sicis não deixaria “o serviço incompleto”: vai daí que há também linhas de tecidos lisos de alto luxo e alta qualidade, é claro. É impressionante ver as cores, tons e texturas dos couros, nobucks e veludos, para ficar somente com alguns exemplos disponíveis no catálogo de lançamento. A marca sugere o uso não só no revestimento de móveis estofados como poltronas, pufes e sofás, bem como em paineis e móveis menos flexíveis como cômodas e aparadores, o que certamente exige um tanto a mais de resistência e durabilidade dos materiais ofertados.

Aqui você vê "Fibre" na cor "Gold"...

Aqui você vê “Fibre” na cor ‘Gold‘…

... E Numisma em black

… e “Numisma” em ‘black‘.

E não é só isso: a empresa também produziu uma linha completa de almofadas, de colchas, de foulards para a casa, acessórios os mais elegantes para que a casa fique completamente ‘vestida’ de Sicis. Certamente, uma linha de produtos de alta classe para moradas bastante sofisticadas…

Para terminar, três belezas da Sicis: painel em Numisma e almofadas revestidas em Limbus e Signum

Para terminar, três belezas da Sicis: painel em “Numisma” e almofadas revestidas em “Limbus” e “Signum“.

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário