nav-left cat-right
cat-right

As novas piscinas naturais

Apenas um remanso próximo à varanda? Não, uma verdadeira piscina natural!

Apenas um remanso próximo à varanda? Não, uma verdadeira piscina natural!

Achei muito bonitas e super especiais as piscinas naturais que estão sendo lançadas pela Gênesis Ecossistemas. Também chamadas de piscinas biológicas são praticamente lagos onde você e sua família podem se banhar. Elas possuem plantas e peixes dentro, e a convivência se dá de uma forma super especial e respeitosa à natureza: ou seja, nem tudo é permitido, mas a maior parte da composição é natural. Em busca de um equilíbrio natural bastante compensador e de uma ambiente aquático que esteja “vivo” também no inverno, a Gênesis oferece uma experiência totalmente diferente em termos de piscina.

Areia fina, vegetação natural, pedras, peixes e água cristalina. Sim: assim é uma piscina natural!

Areia fina no fundo, vegetação natural, pedras, peixes e água cristalina: assim é uma piscina natural…

Esta época do ano é a mais indicada para começar a construção de uma piscina, para quem deseja desfrutá-la no alto verão – aliás, antes mesmo, em agosto ou setembro, já se deve começar a pensar no assunto. Mas ainda dá tempo: com o sistema da Gênesis, por exemplo, em cerca de 20 dias é possível ter sua piscina ou lago ornamental funcionando perfeitamente. E não pense que apenas casas com enormes áreas abertas têm capacidade de possuir uma delas: a partir de 40 metros quadrados disponíveis já é possível ter algo belo, bem equilibrado e para uso de banhos de imersão. E as sensações de bem estar, paz e tranquilidade trazidas por um belo espelho d´água não têm preço – apesar da valorização que o imóvel recebe em contrapartida.

Belo paisagismo com piscina natural: note o deck chegando ao espelho d´água.

Belo paisagismo com piscina natural: note o deck chegando ao espelho d´água.

Segundo Ricardo Caporossi, paisagista, aquarista e médico veterinário com larga experiência no desenvolvimento de ecossistemas aquáticos, que gerencia a Gênesis Ecossistemas, as piscinas naturais podem ser construídas em qualquer terreno e a escavação é mínima, com cerca de 1,50 metros de profundidade. Após a escavação é feita uma cobertura com mantas têxteis e preparados químicos que sustentam e preparam o terreno para a chegada da carga de água – produtos que possuem 10 anos de garantia, que podem ser aplicados sobre terra ou alvenaria e também ser facilmente reparados se por ventura houver algum tipo de dano. Depois começa o processo de ornamentação em si, onde entram rochas naturais, pedras e pedriscos e areia quartoza auto clavada, a mais indicada no caso.

Devido à inovação e a tecnologia em filtros na qual a Gênesis Ecossistemas é especialista, é possível garantir a pureza e a cristalinidade da água. O sistema de filtragem biológico da empresa conta com bombas submersas para movimentação e oxigenação da água, mídias biológicas de última geração inoculadas com bactérias, além de um Sistema de Oxigênio Ativado e Filtros UVs, que também removem o acúmulo de matéria orgânica, amônia e nitrito no fundo da piscina ou lago: verdadeiros agentes de esterilização que eliminam vírus, bactérias e outros microrganismos, reduzindo o risco de mortalidade dos peixes e eliminando as células de algas, melhorando a clareza da água. Ou seja, nada de lago ou piscina turva!

Verdadeira visão do paraíso: imagine-se mergulhando num lugar desses?

Verdadeira visão do paraíso: imagine-se mergulhando num lugar desses?

Após a montagem da piscina, começa o paisagismo e os peixes vêm habitar nela! Na parte interna do lago há plantas aquáticas que se integram ao paisagismo externo existente, evitando apenas plantas caducifólias (que caem as folhas) e/ou frutíferas muito próximas, bem como vegetais com raízes perfurantes como alguns tipo de bambus. Quanto aos peixes, a empresa recomenda as carpas Nishikigois, que são ornamentais, mansas e têm o hábito de revirar o fundo do lago, fazendo com que as partículas de sujeira entrem em suspensão podendo ser captadas pelo sistema de filtragem, mas nada impede a utilização de outras espécies de peixes tropicais. Perguntados sobre a propriedade de se nadar com os peixes em um espaço confinado a empresa informa que há que se ter bom senso: como se trata de uma piscina natural, é preciso que a quantidade de pessoas dentro da piscina não prejudique o espaço livre para os peixes nadarem com tranquilidade. Ou seja: é uma experiência diferente, mais tranquila e próxima à natureza, diferente de uma piscina convencional. Não vale pensar que você pode trazer todos os amigos para entrarem ao mesmo tempo!

Os detalhes também encantam: observe a perfeição das "lajes de pedra" criadas para compor a piscina. Clique para ver maior.

Os detalhes também encantam: observe a perfeição das “lajes de pedra” criadas para compor a piscina. Clique para ver maior.

Pela beleza das fotos dá para se imaginar como fica um jardim desses, não é? É preciso lembrar também que o visual da piscina no verão é praticamente o mesmo no inverno, pois apesar de você não entrar na água, as plantas, pedras e peixes estão lá, livres e vivos, com seu visual descontraído. Nada de algo vazio, ou azul ou verde ou turvo e sem vida, sem utilidade. A Gênesis Ecossistemas tem know how e trabalha durante todo o ano para cuidar e tratar de sua piscina natural/biológica – ou se você preferir, apenas lago ornamental – e também de seu jardim, e presta total assistência para manutenção desses ecossistemas. A marca utiliza equipamentos de ponta, peixes diversificados, rochas especiais e as melhores plantas aquáticas. Tudo para que o ecossistema projetado para sua casa permaneça bem integrado ao projeto arquitetônico pré existente. Achei um barato: gostei muito!

Related Posts with Thumbnails
Share

Deixe um Comentário