nav-left cat-right
cat-right

O retorno

Como saber se seu marketing está funcionando? Como saber se o que está sendo investido retornará de alguma forma à sua empresa? Haverá alguma certeza sobre o retorno de seus esforços por estar presente no dia a dia de seus Clientes-alvo?

Essa é uma pergunta bem antiga e nada tem a ver com a divulgação na internet em si, mas com o marketing de um modo geral. Antes mesmo da grande rede existir, os empreendedores sabiam quase que intuitivamente qual era o retorno de uma mídia ou outra, tendo em vista o que recebiam de telefonemas ou visitas a suas lojas após um anúncio. Mas, na era virtual, há uma dificuldade a mais, já que o Cliente pode visitá-lo virtualmente – em seu site ou blog – e não “fechar” nenhuma compra no momento em que um comunicado foi feito. E este Cliente pode retornar depois, com um ou vários pedidos.

Já me aconteceu on-line, mais de uma vez: uma simples pergunta aqui no blog me rendeu um contato dali a um ou dois anos. Já aconteceu com um de meus Clientes: após o envio de um newsletter, vários contatos para saber detalhes sobre uma peça. Enfim, não é muito fácil aferir precisamente o quanto um evento mercadológico impacta sobre seus alvos. Apesar de já existirem alguns estudiosos que garantam que dá para medir o ROI (“Return On Investiment“, retorno sobre investimento), de se possuir um blog, site ou atuar em mídias sociais, eu realmente discordo disso. Ter uma “casa virtual” impacta a imagem da empresa e o quanto ela é vista como “presente” em um futuro não muito distante, onde poderemos escolher fornecedores através da rede, sem nem mesmo pensar em distâncias. Grande parte de minhas buscas por um determinado fornecedor já se iniciam na internet. A qualidade da comunicação virtual de uma empresa fica na minha mente no momento em que encontro seu site ou blog. E tenho certeza de que muita gente já percebe o mesmo que eu. Logo, garantir que, efetivamente, seus alvos encontrem sua casa virtual é uma boa medida para mantê-la “vendendo” seu produto ou serviço sem grandes esforços. A não ser o de responder a suas mensagens.

Um abraço!
Maria Alice Miller

Share